[Livro] Novembro de 63 - Stephen King

Aqui estou eu, mais uma vez, para falar de um livro, escrito pelo meu escritor preferido em TODO o universo. Como falei de uma obra dele antes do Natal, resolvi dar essa de presente antes do Ano Novo. Que venham outras histórias incríveis como essa no próximo ano.

Sinopse: vida pode mudar num instante, e dar uma guinada extraordinária. É o que acontece com Jake Epping, um professor de inglês de uma cidade do Maine. Enquanto corrigia as redações dos seus alunos do supletivo, Jake se depara com um texto brutal e fascinante, escrito pelo faxineiro Harry Dunning. Cinquenta anos atrás, Harry sobreviveu à noite em que seu pai massacrou toda a família com uma marreta. Jake fica em choque... mas um segredo ainda mais bizarro surge quando Al, dono da lanchonete da cidade, recruta Jake para assumir a missão que se tornou sua obsessão: deter o assassinato de John Kennedy. Al mostra a Jake como isso pode ser possível: entrando por um portal na despensa da lanchonete, assim chegando ao ano de 1958, o tempo de Eisenhower e Elvis, carrões vermelhos, meias soquete e fumaça de cigarro. Após interferir no massacre da família Dunning, Jake inicia uma nova vida na calorosa cidadezinha de Jodie, no Texas. Mas todas as curvas dessa estrada levam ao solitário e problemático Lee Harvey Oswald. O curso da história está prestes a ser desviado... com consequências imprevisíveis. Em Novembro de 63, livro inédito de Stephen King, a viagem no tempo nunca foi tão plausível... e aterrorizante

Classificação

O escolhido foi Novembro de 63, porque em breve será lançada uma série, baseada nesta obra e eu não poderia deixar de ler antes. A produção já está a todo vapor e conta com o MARAVILHOSO James Franco no papel de Jake (protagonista).

Tem como não me jogar nessa leitura? Impossível! Estou aqui fazendo novenas para que no estraguem a obra como fizeram com Sob a Redoma, mas enfim. Novembro de 63 é um livro genial, com uma ideia incrível que só poderia ter saído da mente MALUCA do Mr. King.

Se imagine na seguinte situação: Você não tem nada que te prende aqui. É divorciad@, mora sozinh@, está de férias e é jovem. Então, como em um livro de ficção do Stephen King, o dono de uma lanchonete (Al), que você frequenta às vezes, te recruta para assumir o lugar dele em uma aventura maluca, mas que faz todo o sentido do mundo quando lhe é contada

— É grande, não é?
— É — respondi — E Al... cara... eu sou pequeno".

É isso que está acontecendo na vida de Jake, um professor de supletivo que, como todo profissional da área, acumula histórias de alunos. Uma dela tão terrível que fica gravada em sua memória, mesmo anos depois de ser lida em forma de redação. E sério, essa história é bem típica do Stephen King. *dancinhafeliz*


Esse tal texto foi escrito por Harry, o zelador da escola que calhou de ser seu aluno e ele conta, com erros ortográficos e tal, sobre a pior noite de sua vida, quando viu seu pai matando a mãe e os irmãos bem na sua frente.

Risquei um grande A vermelho no alto da redação. Olhei para ela alguns instantes e acrescentei um grande + vermelho. Porque era boa, e porque a dor dele provocara em mim, o leitor, uma reação emocional. Não é isso que textos A+ deveriam fazer? Provocar reações?"

Quando Jake é convencido por Al (dono da lanchonete) de que viajar no tempo e mudar certas coisas é possível, essa história triste lhe volta à mente e ele propõe que, tentar mudar este passado, seja um tipo de aquecimento. Um teste, antes de grande feito que eles estão planejando.

Que feito é esse? 
Voltar no tempo e salvar o Presidente Kennedy daquele atentado em 63. (Simples assim).

É impossível ler esse livro sem imaginar o James Franco como Jake. Acho que a escolha do ator mexeu com minha cabeça e fez a coisa toda parecer mais real. A leitura é superdinâmica e li todas estas mais de 800 páginas sem ao menos perceber!

Quando passa a não ter mais dúvidas de que é mesmo possível mudar o passado, Jake volta para os anos 60 com um plano e muita coragem, mas o destino não se mostra tão agradável assim e esse é o "tchan" da história.

O passado é obstinado, ele não quer mudar".

A cada mudança drástica que ele tenta fazer, algo acontece para dificultar sua vida. É possível, mas não é simples e o mínimo movimento que ele faz diante daquelas pessoas, pode alterar todo o plano original que traçou com Al em 2011, o forçando começar tudo de novo.

Sério, é eletrizante acompanhar Jake nessas voltas ao passado. Os detalhes que ele conta, desde o comportamento das pessoas até o preço das cosias, meio que te faz querer voltar também, ao mesmo tempo em que dá aquele medinho. O passado parece quase vivo. Impertinente. Ele parece não querer, de forma alguma, ser mudado.

Fãs do King se segurem agora: Então, na segunda parte da obra, eu quase tive um mini-enfarto. Jake volta para 1960 e vai parar em Derry. Vocês sabem o que é que acontece em Derry nesse EXATO ano?! Uma série de assassinatos envolvendo crianças e um palhaço!!! Sim, estou morta. Stephen King fez um personagem seu encontrar outro personagem - de outro livro - em uma viagem no tempo. O quanto isso é Genial?!


Tem gente que diz que foi algum vagabundo que depois foi embora. Outros dizem que era um morador que se fantasiava de palhaço para não ser reconhecido".

Nem tudo sai como planejado. Jake estuda fatos, arquiteta planos, se prepara e sempre aparece algo que lhe tira os trilhos dos pés. Mesmo que tudo se repita exatamente da mesma forma que já aconteceu antes, o mínimo movimento diferente que Jake faça altera uma sequencia de coisas. É lindo de ler e tenho certeza que será lindo de assistir também. #ansiosa

Jake sempre volta no mesmo dia ao passar pela "Toca de coelho" - como o da Alice - e O GRANDE FEITO poderá ser mudado só dali 5 anos e ele precisa passar esse tempo vivendo em 1960, porque toda vez que ele volta para o presente e pisa no passado novamente, volta tudo na estaca zero.

Então Jake tem um plano, muito dinheiro e disposição para enfrentar todo esse tempo, até poder salvar John Kennedy daquele tiro.

Jake e a doce Sadie

Acontece que, assim como Jake, vamos nos apaixonando pelo passado, que é muito mais bacana e cheio de oportunidades. Ele começa a interagir com as pessoas e, mesmo sem querer, cria laços. São 5 anos e tudo pode acontecer até que ele precise encarar sua verdadeira tarefa. 

No quarto, o ar gelado da noite foi substituído por um calor abafado e o cheiro de café e temperos. Pelo menos esse era o caso da minha metade superior. Abaixo da cintura, ainda conseguia sentir a noite. Fiquei talvez três segundos ali parado, metade no presente, metade no passado. Então abri os olhos, vi o rosto exausto, ansioso e magro demais de Al e pisei de volta em 2011".

É delicioso ver como ele se mescla com o passado e passa a nem lembrar que está em uma missão e que na verdade vive há mais de 50 anos dali, mas como toda viagem no tempo existe o maldito Efeito Borboleta e Jake terá que fazer escolhas...

...e arcar com as consequências delas.



Eu estou falando, Novembro de 63 é um livro incrível de mais de 800 páginas que passam voando pelos seus olhos. Impossível parar, porque a trama te puxa de volta.

Algumas pessoas já classificaram essa obra como sendo A MELHOR entre os quase 70 livros de King e eu as entendo. Não li todas, mas A COISA e O CEMITÉRIO ainda são minhas preferidas.

Enquanto esperávamos o laptop abrir, me perguntei quantos e-mails teriam se acumulado durante os meus 52 dias de ausência. Depois lembrei que, na verdade, só ficara dois minutos fora. Bobo, eu".

Mas Novembro de 63 está bem ali, no topo da minha lista de preferidos no mundo e eu suplico aos produtores de séries que aproveitem de James Franco e sejam fiéis a essa obra que tem TUDO para ser um fenômeno.

Leia e venha aqui me contar. Aposto que não irá se arrepender. A série está prevista para Fevereiro de 2016 e eu já marquei o mês todo no meu calendário! Vai dizer que esse não foi um presente de fim de ano para vocês?


Feliz Ano Novo, galera. 
Até 2016 com muuuuitos livros novos e muita cultura nessa nova Vida Complicada Demais! \O/

13 comentários

  1. Olá,
    Li uma obra do King esse ano e virei grande admiradora desse autor, obviamente tenho vontade de ler esse livro, não somente pela trama em si, mas pelo relativo apelo histórico. Anyway, quero ler.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá !! Acredita que nunca li nada do King? Espero reverter essa situação logo *_* Adorei o post <3
    Beijos e um próspero ano novo
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Camila.
    Depois dessa resenha, tudo que preciso dizer é: necessito desse livro. Com o padrão King de qualidade, eu sabia que era bom. Porém, não esperava uma premissa tão boa e menos ainda o King fazer com que seus personagens se encontrem.
    Quero ler para ontem!

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de dezembro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  4. Heey!
    O que dizer do mestre King? É indubitavelmente meu autor predileto junto com a J.K. Rowling ♥♥♥
    Eu estou cobiçando Novembro de 63 há algum tempo e depois de ler sua resenha eu sei que eu NECESSITO desse livro haha
    Eu vou ler It agora em janeiro e também achei genial o personagem voltar no passado e ir para Derry, tinha que ser o KING <3
    Abraços!!
    http://desbravando-o-infinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Camilaaaa, eu adoro o James Franco... que bacana esta noticia! Obrigada! ai ai mais um livro para minha lista infinita... kkkk

    livros terapias / Sorteio de Fim de ano

    ResponderExcluir
  6. Olá Camila,
    A escrita do King é perfeita e sou completamente apaixonada por ela.
    Adorei sua resenha e fico muito feliz em saber que você gostou muito da leitura. Só que ela fez algo que não sei se queria: Me deu mais vontade de ler rs.
    Feliz ano novo e muitas leituras!
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie Camila =)

    Acho que já comentei com você que infelizmente eu e o King não nos entendemos muito bem rs...
    Por mais resenhas positivas que leio dos livros dele e depois de várias tentativas ele é um autor que os livros não são para mim rs...

    Ótima resenha!

    Beijos e Feliz Ano Novo!
    ;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  8. Oi Camila, tudo bem?
    Ainda não li nada do King acredita? Recebi muitas recomendações e já li muitas resenhas maravilhosas (como a sua!), o meu problema com ele é que sou medrosa, e ainda não me acho preparada para livros de suspense ou terror kkkkk
    Em 2016 pretendo sair da minha zona de conforto e conhecer gêneros novos, quem sabe algum livro do King não entra para a lista né?

    Amei o blog e já estou seguindo, te convido a visitar o meu :)
    Beijos,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi oi !
    Tive meu primeiro contato com as obras do tio King esse ano e simplesmente amei ! Estou louca para ler outro livro e esse me chamou muita atenção *-*
    Beijos e Feliz 2016 !
    www.sorvete-literario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Camila!
    Também estou torcendo que não estraguem a série como fizeram com Sob a Redoma.
    Eu gostei de Novembro de 63, mas me senti um pouquinho enganada pela sinopse da editora. Achei que a história seguiria por um lado e na verdade ela ia por outro. Demorei para me envolver por causa disso, mas no fim acabei gostando (SK é difícil de não gostar, rsrs)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Passei para desejar que este novo ano lhe traga grandes vitórias, muita saúde e também muita Paz.
    Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    TAMBÉM NÃO VEJO A HORA DE VER A MINI SÉRIE! Mas eu, ao contrario de você, não curti a escolha do James Franco. LI o livro muito antes de ser anunciada a adaptação e não consigo ainda imagina-lo no papel. Vamos ver!
    Eu adoro esse livro, e quando ele volta ao passado e encontra com a Bevy e o Richie? Demais!
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas | SORTEIO 250 SEGUIDORES! NOS SIGA E PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
  13. Oi, Camila, minha gurua literária! Estou relendo esse livro pro Leroy. Louvado seja nosso tablet, que nos permitiu estar em Derry, mesmo em meio à zorra dos aeroportos de Campinas, Brasília e Belém. Valeu de novo. Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...