[Livro] Clube dos Herdeiros - Fabiana Madruga

Finalmente uma versão brasileira e muito bacana da juventude rica do nosso país. O que me incomoda bastante nas ficções nacionais, é a tendência de mostrar somente o nosso lado pobre e degradante (filmes fazem muito isso), quando na verdade possuímos também o glamour e as intrigas que parecem dignas apenas de Norte Americanos.

Não! Nós também temos uma sociedade "podre de rica" e dela podemos extrair excelentes histórias e é isso que o livro O Clube dos Herdeiros trás para o leitor. Uma obra que me lembrou demais o seriado Gossip Girl, mas com aquele tempero brasileiro que só nós sabemos dar. 

Blair e Serena que se cuidem, pois Manuela e Helena vieram para abalar as noites cariocas e prometem tantas fofocas e intrigas quanto somos capazes de suportar. 

É a quarta vez que eu ligo e eu juro que se você se atrasar hoje eu apago todas as nossas fotos na Tailândia que ainda estão na minha câmera, Manuela!" 
Preciso admitir que eu aceitei essa parceria morrendo de medo. Afinal, sou uma garota do suspense e o que poderia sentir ao ler um livro cheio de riquinhos mimados e irresponsáveis... 

Obrigada Fabiana Madruga por me fazer engolir o preconceito a cada página que eu virava. Em apenas meia hora eu já estava tomada pela leitura e daí em diante foi fácil me render e assumir: Eu estava errada. Deveria ter lido essa obra antes! 

Uma turma inseparável figura o centro dessa história. Manuela, Helena, Guilherme, Henrique e Pietra disputam a atenção dos blogueiros de moda e paparazzis, pois estão presentes em todas as festas e em todas as manchetes de revistas e vivem na praia, nas grandes lojas e por aí vai. 

Fazem parte das famílias mais ricas e importantes do Rio de Janeiro e é a partir deles que conhecemos toda essa sociedade privilegiada e igualmente rica em intrigas. 

O glamour desses jovens certamente seguiria seu curso normal se por um acaso do destino, Manuela não tivesse se apaixonado por Pedro - O típico garoto trabalhador e pobre que parece se encaixar perfeitamente naquele mundo de uma forma deliciosa. 


-Ah, que ótimo - Henrique já estava vendo as coisas ficarem ainda piores - então vamos marcar, na sua casa ou na minha?

-Eu moro na Tijuca e acho que você pode se perder ou não estar com as vacinas em dia - ironizou - o que me leva a crer que seja melhor na sua casa.

-Perfeito por mim, Pedro. Desde que você tome banho no dia e consiga visto para o Leblon - devolveu.

Pedro segurou o riso diante do surpreendente troco rápido..."

O Clube dos Herdeiros é cheio disso, cria e nos apresenta os rótulos - e temos vários aqui, tais como: A patricinha exemplar, a libertina irresistível, a irmã invejosa, o playboy irresponsável e o garoto pobre e incrível... 

Mas conforme a história vai passando, vamos observando cada rótulo desses desabar. Cada personagem se aprofunda na trama e o íntimo de cada um vai tomando conta de tudo. As atitudes de alguns nos surpreende e outros são incrivelmente decepcionantes. 
Tomei partidos e torci por certos casais que depois de um tempo não pareciam mais os certos.

Quase chorei em algumas partes e outras me fizeram parar por um segundo e refletir sobre a minha própria vida. A trama mostra o quanto o dinheiro, no final das contas, não resolve TUDO. Mostra a fragilidade das pessoas que escondem a todo custo seus pontos fracos e também a pressão que vivemos diante das expectativas que criam sobre nós.


A amizade entre Manuela e Helena é inspiradora. Elas são o grande foco da obra e é sempre por elas que torcemos. O apoio mútuo, a segurança e lealdade em que vivem desde crianças e também as atitudes impensadas que podem abalar essa relação movem todas as histórias ao redor. 

Nesse ponto podemos notar que o ambiente é o menos importante na trama. Mesmo porque todos os sentimentos parecem ultrapassar qualquer barreira social e alguns deles chegam a reconhecer que existe vida fora do badalado Leblon. 

Sim... um tempo podia ser bem útil. O amor dos dois não cabia no agora, mas podia ter o número certo do depois. Quando não houvesse espaço para o medo, nem para a culpa. Apenas para eles dois. A chuva que caía lá fora ia durar e ele sabia bem disso. Sentia isso..." 

Jovens de classes sociais diferentes que se apaixonam, parece clichê e aqui é tratado exatamente assim pelas famílias e amigos - que se apresentam pelo sobrenome, mas o que parecia improvável acontece e depois que essa barreira é transposta a primeira vez, o improvável acontece novamente. E novamente, mas de outra forma e novamente como a primeira vez... 

É inebriante ♥ 

A escrita da Fabiana flui rapidamente. Narrado em terceira pessoa podemos ter uma visão ampla dos fatos ao passo que o narrador nos conta a história. Parece uma conversa mesmo. A trama é deliciosa e nos faz querer mais. 

Estou desejando muito o outro volume dessa obra. Tem muita coisa para acontecer e mesmo assim o final desse volume me deixou satisfeita demais. 

Não tenho pontos negativos para apontar, por isso dou 5 estrelas, porque Manuela e Helena não merecem menos do que isso: 

★★★★★ 


12 comentários

  1. Primeira coisa que pensei quando vi a capa do livro: Gossip Girl.
    Imagina as estórias, hein?
    heheeh
    Bjs

    www.digoporai.com

    ResponderExcluir
  2. Confesso meu preconceito, Camila. Vai ser difícil eu ler esse livro. Provavelmente ele é bom, mas não para uma senhora nerd como eu. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Cristiano B. de Moura22 de junho de 2015 17:14

    - Já tenho meu exemplar, li e recomendo! Acreditem, a história e as personagens vão muito além da beleza da capa ou de estereótipos e clichês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai muuuuito além! É delicioso né?!

      Quero logo uma continuação!

      Excluir
  4. Olá Camila,

    Excelente apresentação e resenha do livro.
    Apesar de não ser o meu gênero predileto de leitura, acredito que vou gostar de ler esta obra. Já anotei para incluir em minha lista de leitura.

    Adorei revê-la por lá. Você está meio sumidinha. Com certeza, devorando livros ou, quem sabe, preparando o seu próximo sucesso.

    Feliz semana.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  5. Anotado. Amei gospigirl já estou gostando dessa história!
    Bjuss!

    ResponderExcluir
  6. Ainda não conhecia a obra , mais pelo Booktrailer apresentado fiquei bastante curiosa, uma estória bem envolvente :D

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...