[ Livro ] Uma razão para respirar

Este livro foi uma cortesia da Editora Pandorga que me enviou também um monte de marcadores que serão sorteados para dois de vocês nos comentários deste post!

Livro no SKOOB
Uma razão para respirar da escritora  Rebecca Donovan foi uma surpresa interessante. Quando li a sinopse fiquei maluca pela obra, mas esta rumou para um caminho diferente do que eu esperava e mesmo assim me agradou - coisa que costuma não acontecer.

Contando com uma mobilização imensa na internet com banners especiais e muita especulação já em torno da sua continuação, a obra aborda o tema VIOLÊNCIA DOMÉSTICA e mostra muito drama em cima disso.

Bem, eu esperava mais dessa parte. Muito mais sobre essa opressão psicológica que o tema trás, mas na verdade o livro é mais sobre superação e descoberta. A escrita é tão agradável que fica difícil largar o livro um segundo sequer mesmo rumando para outro lado.

Emma Thomas mora com os tios, pois perdeu o pai quando criança e sua mãe é uma alcoólatra que mal consegue cuidar de si própria. Por conta disso essa única e pequena família que conta ainda com dois primos a abriga com relutância, principalmente sua tia que a odeia por sentir que ela atrapalhou tudo ao se mudar para lá.



A relação das duas é extremamente complicada com baixas o tempo todo e nada de cumplicidade. Emma é agredida diversas vezes sem um motivo sequer e o ódio que sua tia sente é algo revoltante. Algumas cenas são bem fortes, deixando o leitor louco do outro lado da página! (rs)

Por isso, Emma é o tipo de garota que sabe se camuflar em todos os cantos. Em casa faz isso para não ser notada e despertar a fúria de sua tia com o menor dos movimentos e na escola por medo de que alguém descubra o inferno que ela vive.

Ela prefere ficar sozinha e sua personalidade destoa completamente de Sara, sua melhor e única amiga. Curiosamente, Sara é a garota mais popular da escola e também a pessoa que mais entende Emma e a ajuda como pode, mesmo sendo constantemente repelida para fora do problema.


O fato é que não ter muitos amigos à ajuda, pois entrar na faculdade é a única esperança de Emma para conseguir sua liberdade. Por esse motivo, a garota se dedica integralmente aos estudos e ao esporte sendo destaque em tudo. Isso também ocupa todo o seu dia o que ajuda a dissipar seus problemas mais e mais.

Dessa forma, se camuflar parece fácil. Emma fica fora de qualquer interação social possível e segue garantindo uma excelente bolsa de estudos para se livrar da vida que leva.

Esse plano seria perfeito se não fosse um pequeno e irresistível problema: Evan Mathews.

Uma pausa aqui. Eu custei a entender o motivo de Enma para não revidar diante das agressões,  talvez por eu ser livre e viver em um lar onde o respeito é primordial, mas conforme a leitura foi passando,  fui entrando no mundo dela e pude imaginar o que sentia. Passei, então a entender também muitas vítimas de agressões que jamais tentam se livrar disso ou que se submetem aparentemente por vontade própria. No fundo elas não veem opção para seu martírio e se sentem desamparadas. Não tem nada de vontade própria aqui.


Mas voltando a leitura, Evan foi o personagem que mais me atraiu, obviamente por ser lindo e inteligente, com saídas brilhantes e muito senso de humor, mas principalmente pela sua força.

Emma relutava sempre em se abrir para outras pessoas a não ser Sara e Evan vai lentamente conquistando sua confiança e se mostra firme no que quer o tempo todo. Mesmo quando a garota o afasta ele fica lá,  de longe, cuidando dela.

Essa foi a salvação e a ruína de Emma que se viu completamente entregue a esse rapaz sendo obrigada a lutar com as pessoas que mais a aterrorizava na vida. Como eu disse a história seguiu por um caminho que eu não esperava, mas que me agradou tanto quanto.



Apesar da profunda opressão, Emma é uma garota forte assim como Sara, que não tem nada de fútil como as garotas populares são descritas geralmente. Ela trás uma realidade incrível para Emma e cresce demais conforme vai se envolvendo com os problemas da amiga. Gostei demais de sua personalidade.

E Evan é extremamente forte e capaz de entender problemas bem maiores do que ele sem que lhe contem nada. Ele é o tipo de cara que age. O legal do livro é a amizade que eles constroem antes que a relação evolua para algo mais. Isso só fortaleceu ainda mais esses laços.



Esse trio junto torna o livro mais leve, com conversas descontraídas e muita fofura entre o casal que me fez suspirar um milhão de vezes. Uma Razão para Respirar me conquistou já no primeiro capítulo. A leitura é fácil e rápida, sem enrolação e mostra a que veio já no início. Recomendo muito esse livro.

Um detalhe que quero ressaltar: O final me deixou com taquicardia! Preciso da sequencia urgentemente e daí vocês já podem perceber o quanto me apaixonei pela obra.

28 comentários

  1. oi Camis,

    nossa me apaixonei,
    você conta com tanto entusiasmo que eu me envolvi totalmente...
    adorei,adorei...
    só tenho medo da taquicardia do final...rsrs!!!

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SUA SENHA: 01

      Rô o livro é delicioso de ler, apesar do tema forte, te prende. Vai em frente que vc irá gostar!

      Excluir
  2. Oi Camila, me interessei muito por este livro, vou procurar por aqui... beijosss!!

    ResponderExcluir
  3. Livro interessante, Camila. Seu entusiasmo me contagiou. Também gostei da campanha contra a violência doméstica. Taí um assunto que me é muito familiar. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SUA SENHA 03

      Carlinha, não consigo ser imparcial quando gosto de uma leitura e esse tema, não tem nada a ver com minha vida, mas me atrai demais! Sempre me interesso por livros reais assim!

      Excluir
  4. Nossa me surpreendi com o tema do livro, quando vi a capa no seu instagram alguns dias atrás, pensei que se tratava de algo completamente diferente. Fiquei muito interessada! Achei o máximo essa parceira contra a violência doméstica! A autora e a editora arrasaram!! Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SUA SENHA: 04

      Agora só tô aflita pela continuação!

      Excluir
  5. Esse livro me chamou bastante atenção desde que a editora anunciou o seu lançamento.
    Gosto muito quando esses temas fortes, polêmicos e importantes são inseridos na história e acabam conscientizando o leitor.
    Espero ter a oportunidade de ler o livro em breve e gostar.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br
    leitorafashion@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SUA SENHA: 05

      Eu tb fiquei de olho desde a primeira vista hahahahahaha

      Excluir
  6. Nossa, estou doida pra ler esse livro, o tem violência doméstica me chamo muita a atenção e pela resenhas ele parecer ser ótimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SUA SENHA: 06

      É um tema que me atrai tb, é bem dinâmico e tal!

      Excluir
  7. Tua apresentação do livro passa para nós a vontade de lê-lo! Gostei! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SUA SENHA: 07

      Obrigada!!!! Quando eu gosto é fácil fazer resenha! heheeh

      Excluir
  8. #quedê meu número?!? quero 69... hahahaha! bacana, amore! e godzilla tá super tendência... hahaha! bom findi, camilindona!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SUA SENHA: 08

      Queria te dar a senha 11 (um atrás do outro), mas não deu kkkkkkk

      Excluir
  9. Participando!!!!
    Super interessada pelo livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Camila, :)

    Por coincidência comprei esse livro essa semana, ele já está pra chegar... e agora, já consigo ter uma idéia do quanto vou me emocionar! *--* É uma tema muito delicado, as estatísticas de violência doméstica são alarmantes e pensar que tantas pessoas sofrem caladas esse mal :( Quero muuito conhecer essa história!

    Beijos! ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SUA SENHA: 10

      Vc vai amar! É realmente gostoso de ler!

      Excluir
  11. Oi Camila,

    Gostei muito de sua resenha e também da postagem. Fiquei interessada na leitura do livro, principalmente considerando que a sua opinião merece crédito.

    Ótimo final de semana.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  12. Desde que descobri a existência desse livro, estou encantada. Acho que sou um tipo de pessoa que vê tudo pela perspectiva mais complexa, e acabei ficando fascinada, pelo fato da protagonista não denunciar as agressões. Nunca li um livro que abordasse diretamente esse tema, mas me parece que é algo tão real, que deveria estar mais presente nos livros. E esse Evan me parece tão fofo que dá vontade de abraçar! *-* Encantada pelo livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SUA SENHA: 12

      É mais leve do que eu esperava, mas mesmo assim a trama é ótima e prende a atenção o tempo todo!

      Excluir
  13. Estou esperando o meu exemplar chegar para devorá-lo. Tenho a absoluta certeza de que vou gostar muito do livro. Você me deixou bem curiosa para conhecer de perto o Evan..

    Beijão Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SUA SENHA: 13

      Aaaaiii vc vaiamar o EVAN! Estou com saudades dele já! hahaha

      Excluir
  14. Nossa, fiquei impressionada com a temática e abordagem desse livro, e mais ainda pela campanha que ele traz. Muito bom saber que a leitura não entretêm mas também ajuda a conscientizar as pessoas, fiquei super interessada nessa leitura!

    Abraços

    alicizinhae@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SUA SENHA: 14

      A campanha é excelente mesmo. Muitas pessoas mobilizadas na causa! Adorei!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...